Corpo em Movimento

Como Escolher A Atividade Física Ideal

Resumo

Se você quer uma maneira de evitar excessos alimentares e se manter em forma, seu problema está resolvido. Existem atividades físicas para todos os gostos.

Cada modalidade tem características que atendem a segmentos com diferentes padrões de necessidades e preferências. E o bem-estar físico não é a única experiência que você pode descobrir.

É comum entre os que se exercitam com Pilates a constatação de um estado de consciência tranquilo e revigorado, parecido com o que os praticantes do Yoga sentem.

O Pilates resulta em um estado de espírito que passa a sensação de bem-estar com leveza.

É bem diferente da sensação de vigor físico, de euforia e de imersão em um ambiente de alta energia que um corredor de maratona experimenta.

Naturalmente, constatações dessa natureza não podem ser generalizadas. É possível que nenhuma dessas sensações seja experimentada por praticantes de um ou outra modalidade, dependendo da necessidade ou da motivação.

Não se deve esperar que, quem se sente obrigado a praticar esforço físico por imposição médica ou insistência de familiares, se sinta confortável ao ponto de vivenciar sensações tão agradáveis.


Esforço necessário.

Por Que e Como Fazer

Dependendo das suas necessidades, motivações e limitações de diferente natureza – financeira, de tempo ou de deslocamento, você pode se exercitar numa academia, em casa ou ao ar livre. Cada modalidade tem seus prós e contras, como veremos a seguir.

Vigor é saúde.

Academia

Se o que procura é uma maneira prática de manter o corpo em forma, numa academia você encontra quase tudo o que precisa.

É muito difícil encontrar uma cidade, mesmo de pequeno porte, que não tenha pelo menos uma boa academia de fitness.

É um espaço dedicado à prática de exercícios físicos e que dispõe de grande variedade de aparelhos e materiais especializados, além de profissionais qualificados e preparados para atender clientes com diferentes necessidades e preferências.

Vantagens

  • É o lugar onde é possível praticar uma grande variedade de exercícios para todos os grupos de músculos e níveis de intensidade.

  • O acompanhamento de profissionais capacitados reduz os riscos de lesões decorrentes da prática errada de alguns exercícios.

  • Treinamentos supervisionados por bons profissionais possibilitam obter os melhores resultados em pouco tempo.

Desvantagens

  • É paga mensalmente. Muitas cobram valores acessíveis, mas não deixa de ser uma despesa fixa em tempos tão difíceis para muitos.

  • Nem sempre tem uma perto de casa. Despesas com condução ou combustível tornam a conta ainda mais salgada.

  • Nem todas atendem com hora marcada. Existem horários muito concorridos, por isso você corre o risco de ficar em filas esperando sua vez de usar os equipamentos.

  • Tempo limitado da sessão de treinamento, geralmente previsto em contrato.

  • Uso de indumentária adequada (roupas e tênis, principalmente). Não é difícil encontrar modelos para todos os orçamentos, mas é uma despesa que não teria se não precisasse sair de casa.


Sempre saudável.

Exercitar-se em Casa

É possível ficar em forma sem sair de casa.

Dependendo do orçamento, você pode comprar uma miniacademia doméstica de uso mais abrangente e/ou outros equipamentos auxiliares – esteira, bicicleta ergométrica, halteres, elásticos extensores, etc.

Pode também usar a criatividade para improvisar alguns mecanismos ou aparelhos. A internet está repleta de vídeos, apostilas e outros recursos que ensinam a se exercitar sem gastar muito dinheiro.

Existem também programas de treinamentos na forma de cursos online para diferentes finalidades. Sabendo escolher, encontrará um programa na medida certa das suas necessidades a um custo razoável.

Vantagens

  • Você economiza o dinheiro da mensalidade da academia e da condução ou combustível, que pode ser investido em equipamentos para melhorar seu desempenho.

  • Os equipamentos estarão sempre disponíveis, possibilitando cumprir sua rotina de exercícios no horário mais conveniente para você.

  • Você não se constrangerá por não poder participar dos “desfiles de moda esportiva” em que algumas academias normalmente se transformam. Em casa, você se exercita sem preocupação com roupas novas ou da moda.

Desvantagens

  • Se sua decisão for montar uma miniacademia doméstica ou adquirir equipamentos de fitness de qualidade razoável, não se assuste, mas seus custos iniciais serão bem maiores do que os da mensalidade da academia.

  • Você não contará com a orientação e a vigilância de profissionais que garantem na academia a qualidade dos seus resultados e minimizarão os riscos de acidentes e lesões. Esse problema, no entanto, pode ser minimizado com a escolha certa de um bom treinamento online.

  • Embora a disciplina seja uma condição obrigatória em qualquer modalidade, na academia você será permanentemente fiscalizado(a), de modo que seu aproveitamento é mais eficiente ao longo do tempo.


Hora de cuidar do vigor físico.



Exercícios ao ar livre

Aproveite as horas menos agitadas e mais agradáveis do dia para se manter em forma sem gastar nada.

Quem sai de casa cedo e transita por grandes avenidas, praças e parques da maioria das nossas cidades, já está acostumado com a visão agradável de pessoas caminhando, correndo, fazendo abdominais, agachamentos, etc.

É a cultura do bem-estar físico que diariamente leva milhares de pessoas sedentas por bons hábitos a testemunharem o nascer do sol ao mesmo tempo que queimam calorias respirando o ar puro do amanhecer.

Na realidade, os benefícios são limitados se comparados com treinamentos em academia, mas são de grande importância para a saúde e, a cada dia, ganha mais adeptos.

Vantagens

  • O contato com a Natureza que as primeiras horas da manhã propicia torna o que já é saudável em momentos relaxantes e agradáveis. É uma experiência que valoriza o seu dia.

  • Além de queimar calorias, atividades aeróbicas em ambiente aberto podem ajudar também a dissipar eventuais tensões acumuladas no dia anterior, devolvendo a adrenalina aos níveis normais e aumentando suas chances de ter um bom dia.

  • Nas grandes cidades já é possível participar de grupos de corridas e atividades extras orientadas por instrutores qualificados, facilmente encontrados nos locais mais frequentados pelos madrugadores ávidos de atividades físicas.

Desvantagens

  • É uma atividade muito sensível a fatores climáticos. Não dá nem para pensar numa caminhada atlética segurando um guarda-chuva.

  • Se você é do tipo que viaja muito e não tem condições de manter a regularidade das suas atividades ao ar livre, adote outra modalidade para reforçar seu preparo físico, mas não deixe de fazer suas caminhadas matinais sempre que puder.

  • Até mesmo quem se dedica a atividades visando o aumento de massa muscular vai se beneficiar das saudáveis caminhadas matinais, sem deixar de considerar que seus maiores objetivos só serão alcançados onde existirem aparelhos difíceis de serem encontrados em parques e avenidas.


Escolha sua opção.

INDIQUE NOSSOS CONTEÚDOS AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS